xícara - cup - taza - Кубак - vaso - coppa - kopp - الكأس - tasse - beker - fincan - גלעזל - κύπελλο - pehar - чаша - kupillinen - cawan - чашка - kop - koppie - kikombe - գավաթ - chávena - filxhan - kopa - কাপ - 컵 - kup - kuppi - カップ- cốc - inkomishi


terça-feira, 22 de dezembro de 2009

A maior xícara de café do mundo


No Dia Nacional do Café (24 de maio de 2008) o município de Brejetuba, no interior do Espírito Santo, considerado o segundo maior produtor de café arábica do Brasil, quer agora o título de maior xícara de café do mundo.
A xícara, que demorou dois meses para ficar pronta, tinha 2,3 m de diâmetro e 1,5 m de altura. O pires tinha 3,4 m de diâmetro. Ambos eram de aço inox e foram fabricados pela empresa Fimag, de Cariacica, cidade da região metropolitana de Vitória. A xícara recebeu 3,5 mil litros de café, feitos com 300 kg de pó de café, colocados em um coador de 2 m de diâmetro, 2,5 m de altura e com 12 camadas de tecido.
As duas peças custaram R$ 24,8 mil. "Ficamos surpresos com a encomenda e realmente deu muito trabalho. Precisamos usar várias placas de aço inox. Mas foi um trabalho incrível e ficamos muito satisfeitos com o resultado, disse Jaci da Silva Vieira, o gerente comercial da empresa Fimag.
A xícara foi colocada na praça Celestina Xista Badaró, a principal do município, e foi apresentada aos moradores da cidade duante o 1º Festival Café e Cultura do município. O técnico da Secretaria da Agricultura de Brejetuba, Vanildo Pagio, explica que a bebida levou cerca de uma hora para ser coada e foi servida para quem participou do festival
A prefeitura de Brejetuba fez contato com os editores do Guinness Book, o livro dos recordes, na Inglaterra. Segundo o técnico da Secretaria da Agricultura de Brejetuba, Vanildo Pagio, a solicitação de que o "cafezinho" fosse registrado no livro como o maior do mundo já foi aprovada.
Caso seja reconhecido oficialmente pelo Guinness, o "cafezinho" de Brejetuba, vai superar o recorde de uma empresa de cafés do Panamá, que fez 2.840 litros da bebida em 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário