xícara - cup - taza - Кубак - vaso - coppa - kopp - الكأس - tasse - beker - fincan - גלעזל - κύπελλο - pehar - чаша - kupillinen - cawan - чашка - kop - koppie - kikombe - գավաթ - chávena - filxhan - kopa - কাপ - 컵 - kup - kuppi - カップ- cốc - inkomishi


terça-feira, 22 de março de 2011

A vida é como uma xícara de chá

Esta anedota da tradição judaica, encontrada no livro "A alma imoral" do Rabino Nilton Bonder, é também contada na peça do mesmo nome pela atriz Clarice Niskier:

Um famoso rebe estava à morte. À sua volta, na sala contígua e do lado de fora da casa, centenas de discípulos se amontoavam para ouvir a última mensagem do santo homem. Seu mais dileto discípulo tomou coragem e sussurrou ao agonizante mestre: ‘Rebe, não nos deixe sem uma última palavra de sabedoria; estamos todos esperando por uma palavra sua’.
Por alguns instantes não houve qualquer reação, e muitos começaram a chorar, temendo que seu venerado líder já não mais estivesse com eles. Porém, de repente, seus lábios começaram a mover-se dizendo algo em voz muito baixa. Seu discípulo aproximou o ouvido da boca do rebe e ouviu suas últimas palavras: ‘A vida’, sussurrou com grande dificuldade, ‘é como uma xícara de chá’.
Os demais presentes em torno do rebe ouviram do discípulo suas sábias palavras e um alvoroço tomou conta do ambiente. ‘O rebe disse que a vida é como uma xícara de chá’, diziam uns aos outros. Rapidamente a afirmação passou para a ante-sala e de lá até as ruas onde todos, com grande entusiasmo, diziam uns aos outros: ‘O rebe disse que a vida é como uma xícara de cha’. A perplexidade com tal revelação mística foi tomando conta de todos, até que alguém perguntou: ‘Mas por que mesmo que a vida é como uma xícara de chá?’
Pouco a pouco, todos se perguntavam a mesma coisa. E no caminho inverso, a pergunta passou da rua à ante-sala e de lá até o quarto onde o velho rabino estava em seus últimos extertores. Novamente o discípulo mais próximo tomou coragem e perguntou: ‘Venerável rebe, imploramos que nos diga por que a vida é como uma xícara de chá’.
Com a última centelha de vida que ainda lhe restava, o rebe deu com os ombros e sussurrou:
‘Tudo bem, então a vida não é como uma xícara de chá’
.

Um comentário:

  1. Olá caro blogger! Pedro Bial no BBB12 fez uma citação deste livro. Acredito que ele tenha lido daqui... hehe Até mais.

    ResponderExcluir