xícara - cup - taza - Кубак - vaso - coppa - kopp - الكأس - tasse - beker - fincan - גלעזל - κύπελλο - pehar - чаша - kupillinen - cawan - чашка - kop - koppie - kikombe - գավաթ - chávena - filxhan - kopa - কাপ - 컵 - kup - kuppi - カップ- cốc - inkomishi


quarta-feira, 25 de julho de 2012

No dia 30 de abril eu postei aqui uma notícia sobre a exposição de uma coleção de xícaras de chá no Loveland Museum (Loveland, Colorado, EUA). Eu vi a notícia na net e me interessei. Não podendo ir lá ver as peças, tentei e consegui um contato com a expositora, Jeannine LeCompte. Conversa vai, conversa vem, ela conheceu meu blog, ficamos amigas no Facebook e temos nos falado regularmente.
Ontem eu recebi um lindo presente. Jeannine me mandou pelo correio o catálogo de sua exposição.

Veio autografado e com uma delicada dedicatória na primeira página.

Para vocês terem uma idéia melhor, aí está a "orelha" da primeira capa, onde há um breve currículo da minha amiga, sua foto, e algumas informações sobre a coleção.
O catálogo, além de belíssimas fotos de algumas xícaras expostas, traz informações sobre colecionismo, uma breve história do chá (com uma linha do tempo que vai de 2737 AC até1997. Além disso traz informações sobre estilos e formas de decoração das xícaras que compoem  a coleção.

Acompanhava o catálogo um belo cartão, recortado em forma de bule de chá, publicado pelo Instituto de Artes de Chicago e mostrando uma peça de prata do artista alemão  Matthäus Baur (1653-1728) intitulada "Tea Service". Vejam que lindo!

Aqui duas páginas com as xícaras fotografadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário