xícara - cup - taza - Кубак - vaso - coppa - kopp - الكأس - tasse - beker - fincan - גלעזל - κύπελλο - pehar - чаша - kupillinen - cawan - чашка - kop - koppie - kikombe - գավաթ - chávena - filxhan - kopa - কাপ - 컵 - kup - kuppi - カップ- cốc - inkomishi


quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Uma xícara grande de chá

Você já observou que as crianças às vezes procuram ajudar, mas acabam complicando ainda mais a sua vida?
Ouvi a história de uma mãe que estava acamada por causa de uma forte gripe. Sua querida filhinha desejava ansiosamente cuidar da mamãe como uma boa enfermeira. Ela afofou bem os travesseiros e levou uma revista para sua mãe ler. Em seguida, apareceu, para surpresa da mamãe, levando-lhe uma xícara de chá.
- Ora, veja só, você é mesmo uma doçura - disse-lhe a mãe enquanto tomava o chá. - Eu nem sabia que você era capaz de preparar um chá.
- Ah, bom - respondeu orgulhosa a garotinha -, aprendi vendo você fazer. Pus as folhas de chá na panela, coloquei água, fervi, e depois passei na peneira. Mas, como não consegui achar a peneira, filtrei na peneirinha do mata-moscas.
- O que você fez? - a mãe gritou assustada, mas não com raiva.
E a menina acrescentou:
- Oh, não se preocupe, mamãe, não usei o mata-moscas novo. Usei aquele velho.
Quando as crianças tentam o melhor possível e acaba tudo errado contra sua vontade, o que devemos fazer como pais? O que as mamães e papais geralmente fazem é evitar que as crianças tenham qualquer responsabilidade que possa resultar numa confusão ou erro. É muito mais fácil fazer tudo por elas do que consertar o erro depois. Mas recomendo aos pais que não caiam nessa armadilha.
Seus filhos precisam desses erros. É assim que eles aprendem. Por isso, vá entrando nesse jogo imprevisto de vez em quando... mesmo que o chá esteja com um gosto um tanto estranho.

Extraído do livro: LAR, doce LAR, de James Dobson (escritor evangélico americano, psicólogo, fundador da entidade "Focus on the Family").

Nenhum comentário:

Postar um comentário