xícara - cup - taza - Кубак - vaso - coppa - kopp - الكأس - tasse - beker - fincan - גלעזל - κύπελλο - pehar - чаша - kupillinen - cawan - чашка - kop - koppie - kikombe - գավաթ - chávena - filxhan - kopa - কাপ - 컵 - kup - kuppi - カップ- cốc - inkomishi


quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Lady Gaga, mais uma vez ...

Vocês podem achar que eu exagero, mas a "maluquice" dela me fascina.

Vejam que legal esse desenho que achei na net da pop-star mais falada do momento ... como sempre, com sua xícara de chá.

O autor é desconhecido. Se alguém souber, por favor informar para que eu possa dar o crédito.

É uma pegadinha?

Claro que vocês vão pensar que estou publicando novamente aquela xícara que coloquei aqui no dia 4 de dezembro. Não é. É outra. Esta é uma xícara mais antiga (dos anos 1960), fabricada pela Porcelanas Real. Este trio aqui é bem semelhante, podem observar os detalhes, é quase uma réplica, fabricada pela Porcelana Schmidt nos anos 1980.

Belo trio formado por xícara de chá, com pires e prato de bolo da marca Porcelana Schmidt, da década de 1980. Porcelana branca. Frisos dourados. Toda pintada em tons de azul. Faixa decorada no pires e na xícara (interna e externa).

Vale ainda dizer que a xícara Schmidt é mais delicada, porcelana um pouco mais fina. A fábrica da Real foi fundada em 1943 e teve seu controle acionário assumido pela Schmidt em 1948 (acaba tudo sendo da mesma marca, com nomes diferentes). De qualquer modo, vale repetir o que é bonito, não acham?

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Xícara brasileira

Mini xícara de café, sem marca, em porcelana branca. Decalque com tenda árabe e casal. Asa e pires pintados à mão em verde. Comprada no Rio de Janeiro em 1983.
"Bath time" (autor desconhecido)
Encontrei este desenho na internet. Ela [a xícara] sempre lá, em todos os momentos da vida (rsrsrs)

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Xícara brasileira


Xícara de chá da marca Porcelanas Schmidt, da década de 1960. Porcelana branca. Frisos dourados. Toda pintada em tons de azul. Faixa decorada no pires e na xícara (interna e externa).

Pintado com a boca

"Café com flores"
Pintor: Shih-Feng Chen
Este quadro tem um significado muito especial, pois integra o calendário de 2013 da Associação dos Pintores com a Boca e os Pés, uma entidade internacional que tem mais de 50 anos e que tem um grupo organizado no Brasil. Os calendários, bem como cartões são distribuídos anualmente. Há quatro anos eu compro os cartões e calendário como forma de contribuição.

"Todos os membros dessa sociedade internacional são incapacitados de pintar usando suas mãos [usam a boca e os pés], e todos são beneficiados com a satisfação em poder ganhar seu próprio sustento, independente de caridade. Uma vez que se tornam"membros" (sócios), seu trabalho deve ser de um padrão que possa competir em estética e base comercial com os trabalhos de artistas convencionais. Uma vez aceitos como membros, é garantida a eles uma renda substancial por toda a vida, mesmo se forem incapacitados de continuar a pintar. Isso é providenciado através da renda derivada da venda de seus trabalhos como: cartões, calendários e outros."